Quanto custa carregar um carro elétrico?

A dúvida sobre quanto custa carregar um carro elétrico é a versão atualizado da pergunta: “quanto custa encher o tanque?”. A boa notícia é que, na maioria das situações, a resposta aponta para uma economia considerável em relação ao abastecimento com gasolina ou etanol. Entenda! 

A nova unidade de custo: do litro ao kWh

No carro a combustão, você paga pelo litro já no carro elétrico, você paga pelo quilowatt-hora (kWh). Para saber o custo de recarga é preciso entender a sua relação com três fatores principais:

  1. Tamanho da bateria (kWh): quanto maior a bateria, mais energia é necessária para enchê-la.
  2. Eficiência do carro (km/kWh): quanto mais quilômetros o carro roda por kWh, menor o custo por km.
  3. Tarifa da eletricidade (R$/kWh): o valor cobrado pela concessionária ou pelo eletroposto.

Para entender a economia real, é preciso analisar os três principais cenários de recarga no Brasil.  Se você tem um carro elétrico, há três opções de recarga: residencial, em condomínio e/ou em eletropostos. 

Quais são os custos da recarga residencial?

Carregar o carro em casa, utilizando o Wallbox e a tarifa de energia residencial, é a forma mais barata e prática de manter um veículo elétrico.

O cálculo de custo é simples e transparente: capacidade da bateria x preço do kWh na sua conta de luz.

  • Tarifa média residencial (R$/kWh): no Brasil, a média residencial (incluindo impostos e bandeiras) varia entre R$ 0,70 e R$ 1,00/kWh (dependendo da região, como São Paulo ou Brasília).
  • Exemplo (carro compacto):
    • Modelo: BYD Dolphin (Bateria ~45 kWh)
    • Tarifa residencial média: R$ 0,80/kWh
    • Custo de uma carga completa (0% a 100%): 45 kWh×R$0,80/kWh=R$36,00

Otimizando com a tarifa branca

O motorista residencial pode reduzir ainda mais o custo de carregamento do seu carro elétrico ao adotar a tarifa branca. 

Essa tarifa oferece preços mais baixos para o kWh nos horários de menor demanda (geralmente das 21h às 17h do dia seguinte, excluindo feriados).

O Wallbox inteligente (com smart charging) permite programar a recarga para que ela só inicie automaticamente durante o período de tarifa mais baixa (ex: após as 22h). Isso maximiza a economia, levando o custo por kWh para o patamar mais baixo possível.

Custo por quilômetro

Ao final, o custo por km elétrico é imbatível. Considerando o exemplo acima:

  • Custo por 290 km: R$ 36,00
  • Custo por 100 km: R$36,00/2,9≈R$12,41

Em contraste, um carro a gasolina que faz 10 km/l gastaria R$ 50 a R$ 60 para rodar os mesmos 100 km (considerando gasolina a R$ 5,50/litro).

Quais são os custos de recarga em condomínios?

Em condomínios, o custo da recarga se aproxima da tarifa residencial, mas a implementação exige a solução técnica correta.

A infraestrutura de recarga em condomínios é instalada para resolver o desafio do rateio de energia do condomínio.

  • Medição individualizada: o modelo mais justo e transparente é a instalação de Wallboxes inteligentes que medem o consumo de cada morador separadamente. O síndico ou a administradora utiliza o software de gestão (como o da EvoWatt) para faturar o consumo individualmente.
  • Custo da energia: o morador paga o mesmo custo do kWh da sua unidade (ou o custo acordado pelo condomínio), que é o custo kWh residencial mais a taxa administrativa do condomínio (se houver).

Embora o custo operacional seja baixo, é preciso considerar o custo inicial para instalar carregador de carro elétrico em condomínio. Este investimento na infraestrutura elétrica (cabos, quadros, proteções) é diluído no longo prazo e é compensado pela valorização do imóvel.

Apesar do investimento inicial na infraestrutura compartilhada (o “tronco”), o proprietário do veículo elétrico desfruta da mesma economia e conveniência do carregamento doméstico.

Quais são os custos de recarga em eletropostos públicos e comerciais?

A recarga em eletropostos públicos (shoppings, postos de gasolina, redes de recarga rápida) é o equivalente ao posto de combustível: paga-se mais pela conveniência e pela rapidez.

Preço do kWh em eletropostos

O custo em eletropostos é significativamente mais alto do que o custo kWh residencial, pois inclui o custo da energia, a margem de lucro do operador, o aluguel do ponto e o investimento no carregador rápido (que é muito mais caro).

Em redes de recarga paga no Brasil, o preço típico varia entre R$ 1,50 e R$ 2,50/kWh, dependendo da potência (AC ou DC) e da localização.

Uso da recarga rápida (DC)

A recarga em estações DC (Corrente Contínua de 50 kW ou mais) é a mais cara, mas o objetivo é economizar tempo. Você pode adicionar centenas de quilômetros de autonomia em 20 a 40 minutos.

  • Exemplo Prático (Carro Compacto):
    • Carga de 45 kWh (0% a 100%)
    • Tarifa comercial média: R$ 2,00/kWh
    • Custo de carga completa: 45 kWh×R$1,80/kWh=R$81,00

Embora R$ 81,00 seja mais caro que os R$ 36,00 da recarga residencial, ainda é mais econômico do que a gasolina para rodar 290 km, e a recarga é feita enquanto você toma um café na estrada.

Qual é a melhor opção?

Para entender a economia total e responder definitivamente quanto custa carregar um carro elétrico, o motorista deve analisar seu perfil de uso:

Perfil de uso Opção mais econômica e prática
Urbano diário (80% da recarga)Recarga residencial com Wallbox. É o custo kWh residencial, o mais baixo de todos, feito durante a noite. Este é o cenário que garante a máxima economia e a menor despesa por quilômetro.
Viagens longas (20% da recarga)Eletropostos públicos (DC Rápida). Paga-se mais pelo kWh, mas o custo é justificado pela economia de tempo e pela viabilização da viagem.
Sem garagem própria/condomínioRecarga no trabalho ou redes de conveniência (AC/DC). O custo é mais alto, mas ainda é competitivo com o custo da gasolina, especialmente considerando a menor manutenção de carro elétrico.

Em todos os cenários, a recarga elétrica é um componente fundamental do custo total de propriedade (TCO), que já demonstra ser mais vantajoso no médio e longo prazo para o VE do que para o carro a combustão. A economia de combustível e a redução dos custos de manutenção garantem o retorno do investimento inicial no veículo.

A EvoWatt fornece as soluções de infraestrutura inteligentes, como o Wallbox, que permitem aos proprietários de veículos elétricos maximizar a economia, aproveitando as tarifas mais baixas com segurança e eficiência.

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