Guia rápido de recarga de carros elétricos

A recarga de carros elétricos é a principal mudança de hábito para quem adota a eletromobilidade, e entender essa rotina é importante para o sucesso da transição. Ao contrário do carro a combustão, cuja experiência é centralizada em postos de gasolina, a recarga do veículo elétrico é descentralizada: ela acontece onde o carro passa a maior parte do tempo — na sua casa, no trabalho ou no shopping. 

Antes de tomar a decisão de compra ou planejar sua primeira grande viagem, é imprescindível dominar a arquitetura de recarga. Este guia rápido foi criado para desmistificar o processo.

Continue a leitura e aprenda a diferença prática entre os tipos de pontos de recarga disponíveis, como Wallbox e estações rápidas, quais são os tempos médios de espera em cada cenário e como calcular os custos envolvidos para garantir que a recarga seja não apenas conveniente, mas também a opção mais econômica e eficiente!

 

Quais são os três principais tipos de pontos de recarga disponíveis?

Para entender a recarga de carros elétricos, é preciso conhecer os três principais tipos de pontos de recarga disponíveis, que variam em potência e no tipo de corrente elétrica fornecida.

Recarga lenta e semi-rápida (corrente alternada – AC)

Este é o modo mais comum e recomendado para o uso diário, pois utiliza a corrente da rede elétrica convencional.

  • Padrão: Wallboxes (3,7 kW a 22 kW) e, em emergências, tomadas comuns.
  • Onde é feita: em casa, no trabalho, em estacionamentos de condomínios, supermercados e hotéis.
  • Característica: a conversão de CA para CC é feita pelo conversor interno (on-board charger) do carro. É a forma de recarga mais suave para a longevidade da bateria do carro elétrico.

 

Recarga rápida e ultrarrápida (corrente contínua – DC)

Esta modalidade é a versão dos “postos de gasolina” da eletromobilidade, focada em velocidade.

  • Padrão: eletropostos de alta potência (50 kW a 350 kW).
  • Onde é feita: rodovias, postos de combustíveis e grandes hubs de conveniência.
  • Característica: a conversão de CA para CC é feita dentro da própria estação, enviando a energia diretamente para a bateria do carro. Isso permite velocidades altíssimas, mas deve ser usado com moderação devido ao maior estresse térmico na bateria.

Qual é o tempo de recarga do carro elétrico?

O tempo de recarga de carro elétrico é determinado por três fatores principais: potência do carregador, capacidade da bateria do carro (kWh) e o estado de carga (SoC) no momento em que se pluga o carro.

A tabela a seguir oferece tempos médios para recarregar uma bateria padrão de 60 kWh de 20% a 80% (o intervalo ideal de uso diário):

 

Local/tipo de recargaPotência médiaTempo estimado (20% a 80% em 60 kWh)Perfil de uso
Casa (tomada comum)2,3 kW (10A)Mais de 30 horas. 

Possui limitador de carga, que impede sobrecarga do sistema. 

Apenas emergência (muito lento). 
Casa/Wallbox (monfásico)7,4 kW6 a 8 horas. Possui limitador de carga, que impede sobrecarga do sistema. Ideal para recarga noturna (uso diário e principal).
Trabalho/estacionamento11 kW (trifásico)4 a 6 horas. Possui limitador de carga, que impede sobrecarga do sistema. Tempo suficiente para recarregar durante o expediente.
Estação pública rápida (DC)50 kWCerca de 40 a 50 minutos. Viagens longas e recarga de emergência.
Estação ultrarrápida (DC)150 kW+Cerca de 15 a 25 minutos.Rotas logísticas e rodovias de alto tráfego.

Fator 80%: é importante notar que a recarga sempre desacelera drasticamente após atingir 80% do estado de carga (SoC). Isso é um mecanismo de segurança gerenciado pelo BMS do carro para proteger as células e prolongar a vida útil da bateria.

Onde encontrar pontos de recarga de carros elétricos no Brasil?

A infraestrutura de recarga está em expansão no país, mas a sua distribuição é um aspecto que precisa ser considerado na rotina do motorista de veículos elétricos.

Concentração e expansão

Atualmente, o mapa de pontos de recarga de carros elétricos no Brasil demonstra uma alta concentração nos grandes centros urbanos e nas rotas rodoviárias que conectam as capitais das regiões Sul e Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Sul lideram o número de eletropostos instalados.

A grande maioria dos pontos disponíveis em shopping centers, condomínios e estabelecimentos comerciais utiliza a recarga CA (lenta/semi-rápida), voltada para quem vai permanecer no local por algumas horas. Os pontos CC (rápidos) estão focados em rodovias e postos de serviço.

A importância da ferramenta de mapeamento

Com a crescente interiorização dos VEs, a principal forma de encontrar pontos de recarga de carros elétricos no Brasil é por meio de aplicativos e plataformas de mapeamento dedicadas como o App da Evowatt, por exemplo.

Essas plataformas não só mostram a localização do eletroposto, mas também fornecem dados em tempo real, como:

  • Status: se o carregador está livre, ocupado ou fora de serviço.
  • Potência: se é um ponto de 7 kW, 22 kW (CA) ou 150 kW (CC).
  • Preço: custo por kWh ou por minuto.
  • Conector: tipo de plugue (Tipo 2, CCS, CHAdeMO) disponível.

Quais são os custos envolvidos na recarga?

A economia é um dos grandes atrativos do carro elétrico. Em geral, o custo por quilômetro rodado é consideravelmente menor do que a gasolina. No entanto, o custo recarga carro elétrico varia muito dependendo do local:

Recarga residencial (o mais econômico)

Carregar em casa com um Wallbox é, de longe, a forma mais barata.

  • Cálculo: o custo é baseado na sua tarifa de energia residencial (R$/kWh).
  • Exemplo prático (estimativa SP): considerando uma tarifa média residencial de R$ 0,90 a R$ 1,00 por kWh, encher totalmente a bateria de um carro médio (40 kWh) custaria cerca de R$ 36,00 a R$ 40,00. Isso permite rodar cerca de 250 a 300 km.
  • Economia: ao carregar em horário de baixa demanda (noturno), o custo por kWh pode ser ainda menor, especialmente para quem possui a tarifa branca.

Estações públicas e comerciais (maior custo e conveniência)

A recarga de carros elétricos em estações públicas, apesar de mais cara, oferece a conveniência do tempo:

  • Custo variável: os eletropostos públicos cobram por kWh consumido ou por tempo de conexão (minuto). O preço do kWh em postos CC (rápido) pode ser até 3 a 4 vezes mais caro que a tarifa residencial.
  • Foco na conveniência: esse custo maior compensa em viagens, onde o tempo é essencial. O motorista paga pelo benefício de recarregar em 20 minutos e continuar a jornada.
Gratuidade (Atenção!): muitos pontos de recarga de carros elétricos no Brasil instalados em shoppings ou supermercados ainda oferecem o serviço gratuitamente, como um atrativo para clientes. No entanto, geralmente são pontos de baixa potência (CA), e a tendência é que essa gratuidade seja cada vez mais substituída por tarifas pagas.

Como otimizar a recarga do seu carro elétrico?

Para garantir a melhor experiência e o máximo de economia na recarga de carros elétricos:

  1. Priorize o Wallbox (CA) para o dia a dia: use o Wallbox em casa para manter a bateria na faixa ideal de 20% a 80%. Esta prática é a mais econômica e prolonga a vida útil da bateria.
  2. Aproveite a recarga noturna: se sua concessionária oferece tarifa diferenciada (tarifa branca), use o recurso de agendamento do seu Wallbox para carregar somente nos horários de menor custo (geralmente durante a madrugada).
  3. Planeje viagens com o app: antes de uma viagem longa, use um aplicativo para mapear os pontos de recarga de carros elétricos no Brasil na sua rota, verificando a potência e o preço, evitando surpresas.
  4. Monitore o consumo: use as funcionalidades smart do seu Wallbox para acompanhar o gasto mensal com energia. Esse dado é vital para comparar com o custo que você teria com combustível fóssil e reforçar sua economia.

Com o conhecimento dos tipos de recarga e as ferramentas certas, a recarga de carros elétricos se torna um processo simples, previsível e altamente econômico.

A EvoWatt está comprometida em fornecer não apenas a infraestrutura mais segura, mas também o conhecimento e as ferramentas digitais para você ter total controle sobre sua rotina.

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