Com o crescente foco na redução das emissões de carbono, os carros elétricos estão rapidamente ganhando destaque como uma alternativa promissora aos veículos movidos a combustíveis fósseis. No entanto, o mundo dos carros elétricos é diversificado e abrangente, incluindo uma variedade de tecnologias e abordagens que estão moldando o futuro da mobilidade.
Neste artigo, mergulharemos no emocionante universo dos carros elétricos, explorando os diferentes tipos que compõem essa categoria revolucionária. Desde os híbridos plug-in até os veículos 100% elétricos, e os menos conhecidos carros elétricos de célula de combustível, cada tipo apresenta características únicas que se adequam a diferentes estilos de vida e necessidades. Ao compreender as nuances de cada categoria, estarão preparados para tomar decisões mais informadas sobre qual tipo de carro elétrico que melhor atende às suas expectativas de desempenho, alcance de automia e impacto ambiental.
Basicamente, os carros podem ser classificados em 4 categorias diferentes:
BEVs (Battery Electric Vehicles)
São carros 100% elétricos, ou seja, que possuem apenas motor elétrico como a fonte de potência. Eles são de ZERO emissão de gases poluentes durante a viagem.
O fornecimento da energia do veículo vem 100% da bateria do carro. E o carregamento pode ser feito através de um carregador residencial ou público, conectado diretamente no plugue do carro.
Por exemplo: Volvo XC40 Recharge, BYD Tan, Porshe Taycan, BMW i3, Tesla, etc.
HEVs (Hybrid Electric Vehicles)
São carros híbridos regulares que possuem tanto o motor elétrico quanto o motor de combustão.
A potência é oriunda da combustão interna de combustíveis fósseis no motor, que inevitavelmente emite gases poluentes. Nesse caso, o motor elétrico possui apenas uma função auxiliar, servindo com o intuito de reduzir o consumo de combustíveis. E o carregamento da bateria veicular ocorre através do trabalho do motor de combustão interna, pois não apresenta plugue de recarga.
Portanto, o consumo de combustível é bem reduzido comparado a um carro convencional. Porém, o motor elétrico é mais simples, e a autonomia é despresível em relação a outros tipos de carros elétricos.
Por exemplo: Toyota Corolla, Honda Civic, Toyota RAV4, etc.
PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles)
São carros híbridos que possuem tanto o motor elétrico quanto o motor de combustão. A diferença destes com os carros híbridos regulares (HEVs) está na forma de recarga da bateria.
Os PHEVs podem ser plugados com uma fonte elétrica externa , um carregador de carro elétrico, que carrega a bateria do carro. Além disso, a bateria geralmente possui capacidades maiores, o que proporciona mais autonomia de quilometragem no modo EV e menos emissão de gases poluentes.
Por exemplo: Caoa Chery Tiggo 8 Pro, Range Rover, Jeep Compass 4xe, etc.
FCEVs (Fuel Cell Electric Vehicles)
São carros movidos a processos eletroquímicos que converte hidrogênio em eletricidade sem combustão.
Estes são equipados com tank de combustíveis, geralmente o Hidrogênio, e motor elétrico. Entretanto, a tecnologia de FCEVs ainda não está amplamente disseminada devido ao alto custo e baixa abrangência, além da questão de segurança.
Por exemplo: Toyota Mirai, Hyundai Nexo, etc.